Este é um blog de nós todos. Como tal, se pretender colaborar na escrita será prontamente adicionado/a à sua lista de autores, bastando para isso enviar um e-mail para ecpdesp@gmail.com.
Se pretender colaborar mas não pretende interagir directamente no blog, envie um e-mail para ecpdesp@gmail.com com os conteúdos que deseja ver publicados.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

"Sindicatos Zero" - Pedido de esclarecimentos



Motivados pelo facto de desconhecerem alguns dos sindicatos (seus motivos e números representativos de docentes) que assinaram o acordo com o Sr. Ministro, os seguintes docentes decidiram enviar o seguinte e-mail para os seguintes sindicatos, com o intuito de os inquirirem face aos factos mencionados.

É sugerido a todos aqueles que também tiverem dúvidas, que façam o mesmo e reenviem este e-mail para os sindicatos sugeridos.

Destinatários:
Boa noite,

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) deu por concluídas as negociações sobre a revisão dos Estatutos das Carreiras Docentes Universitária e Politécnica com as organizações sindicais. É com enorme estranheza que recebemos a informação de que, em particular, a proposta de Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (ECPDESP) recebeu o acordo da maioria dos sindicatos: Federação Sindical da Administração Pública (FESAP), em cujo âmbito negociaram a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), o Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP) e o Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (SINAPE). Também o Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SPES) e o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL). Como docentes que acompanharam as negociações, estiveram fortemente envolvidos nas discussões e contribuíram para as sucessivas pequenas alterações às propostas do Sr. Ministro, vimos questionar a legitimidade da assinatura do acordo pela vossa parte sem que os visados fossem consultados. O facto de estes sindicatos terem ignorado totalmente os docentes do Ensino Superior Politécnico (ESP), não autentica o acordo, pelo contrário parece ser apenas uma manifestação de apoio ao governo. Servem os Sindicatos para defender os interesses dos trabalhadores?

Não podemos deixar de repudiar a envolvência destes sindicatos na assinatura do ECPDESP e queremos manifestar a nossa profunda indignação.

Deste modo convidamos cada um dos sindicatos mencionados a declarar o número de associados pertencentes ao ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PÚBLICO e quais as acções que desenvolveram no sentido de se inteirarem da situação dos docentes do ESP.

Com os melhores cumprimentos,

Docentes:
  • Arnaldo Joaquim Castro Abrantes , ISEL/IPLisboa, Prof. Coordenador
  • Berta Hermínia Paradinha Batista Dias Pinheiro, ISEP/IPPorto, Equiparada a Prof. Adjunta
  • Carlos Alberto Rocha Pereira, ESA/IPBeja, Prof. Coordenador
  • Cristina Maria Fernandes Delerue Alvim de Matos, ISEP/IPPorto, Prof. Coordenador
  • Deolinda Maria Lopes Dias Rasteiro, ISEC/IPCoimbra , Equiparada a Prof. Adjunta
  • Maria Gabriela Figueiredo de Castro Schütz, ISE/UAlg, Prof. Coordenadora
  • Maria Letícia Miranda Fernandes, Professora Coordenadora, ESA/IPBragança
  • João Paulo Miranda de Castro, Equiparado a Professor Adjunto, ESA/IPBragança
  • Jorge Filipe Leal Costa Semião, ISE/UAlg, Equiparado a Prof. Adjunto
  • Luis Miguel Pinheiro da Luz, ESA/IPBeja, Equiparado a Assistente do 2º Triénio
  • Manuel Rui F. Azevedo Alves, IPVC/ESTG, Prof. Coordenador
  • Miguel Pinto Campilho Gomes, ISEL/IPLisboa, Equiparado a Prof. Adjunto
  • Nuno Miguel Afonso Veiga, ESTG/IPLeiria, Equiparado a Professor Adjunto
  • Viriato António Pereira Marinho Marques, ISEC/IPCoimbra , Prof. Coordenador
  • Vitor Manuel da Silva Costa, ISEL/IPLisboa , Equiparado a Prof. Adjunto

1 comentário: